fbpx

A busca por resultados exige muito das organizações e define que seus gestores atuem como agentes de transformação e superação de desafios, gerando assim ganhos efetivos para os negócios. As pessoas envolvidas na operação influenciam e muito nesse processo, formando a base para obtenção desses resultados.

Para a formação de uma base sólida com pessoas engajadas com o objetivo empresarial, é fundamental a geração de estímulos positivos na Cultura Organizacional e nas competências individuais, ou seja, onde os resultados são verdadeiramente construídos. E para alcançar tal resultado, não basta uma estratégia bem desenvolvida, é necessário conhecer seu ambiente de trabalho e focar nas maiores necessidades.

São inúmeras as práticas e esforços com ações voltadas ao desenvolvimento de pessoas no mundo corporativo, e todas elas são focadas em ajudá-las a compreender melhor o que está acontecendo na realidade das empresas, focando em melhorar os resultados. Mas ao longo do tempo, sempre ficam as dúvidas e as dificuldades em mensurar resultados.

Será que tantos trabalhos e iniciativas adotadas pelas organizações realmente geram impactos positivos no resultado esperado com pessoas?

A grande sacada sobre o desenvolvimento de pessoas não está relacionada a quantidade de atividades, projetos e ações desenvolvidas por uma empresa, mas sim em se preocupar se essas ações realmente estão focadas nos principais elementos que necessitam de desenvolvimento em seu negócio, considerando duas principais variáveis que impactam na escolha da melhor ação ou projeto para direcionar as pessoas dentro dos objetivos esperados:

Mapeamento da Cultura Organizacional – Quais são as maiores dificuldades na Cultura da Empresa, compreender entre as dificuldades identificadas qual delas compõem o maior elemento impulsionador de resultados para o negócio, ou seja, o que precisa ser realmente desenvolvido.

Mapeamento das Competências nas Pessoas – Quais as competências que realmente precisam ser desenvolvidas nas pessoas de forma individual com base nas necessidades técnicas e comportamentais, para que elas obtenham o resultado esperado no espaço de tempo desejado.

Veja também: 5 passos para construir uma estratégia de sucesso

Por que anteceder essa análise é importante?

Compreender a cultura de sua organização e relacionar esses elementos com as necessidades de desenvolvimento das pessoas permite maior assertividade, profundidade e foco na escolha dos projetos.

Trabalhos bem focados geram maior aproveitamento e suprem as necessidades de desenvolvimento da organização e apresentam contribuições significativas na obtenção dos resultados desejados.

Nossa expertise em desenvolvimento de pessoas conquistada em mais de 10 anos de mercado, nos permitiu criar técnicas assertivas de desenvolvimento tanto da cultura de organizações, como do autoconhecimento individual de pessoas. Conte com a MarkaRH para melhorar seus resultados e conquistar o sucesso empresarial.

Esperamos que esse conteúdo ajude em sua jornada de desenvolvimento organizacional!

Acompanhe nosso blog, pois nele traremos mais informações relevantes para você ampliar seus resultados por meio da gestão de pessoas.

 

Marcio Atilio Bissolli

Gestão Estratégica de Pessoas