fbpx

Muitas pessoas acreditam que um bom líder precisa ter estudado nas melhores escolas e universidades e que ele só pode ser um líder efetivo se ele for construído dentro do ambiente em que ele pretende liderar. Ter sido um profissional de carreira em sua empresa e passado por grandes desafios corporativos até consolidar sua liderança.

Além daqueles que acreditam que um líder deve ser formado, também temos os que tem a crença fiel que a liderança é algo que deve nascer com a pessoa, ou ela nasce líder ou não tem outra forma de ser um líder de sucesso. Porém existem pessoas que acreditam que pela força do conhecimento ou circunstâncias da vida foram colocadas para liderar e sua vitória nessa jornada veio de muitas e muitas horas de estudos, dedicação e prática constante de hábitos de liderança.

E dentro dessa contradição a grande questão é: quem realmente tem razão?

Na verdade, ambas as opiniões estão corretas. Um líder pode realmente nascer líder, tendo em sua natureza a liderança e sendo demonstrada desde a infância na escola, quando a autoridade sobre as demais crianças em uma partida de futebol por exemplo pode ser vista.

E a outra verdade é a de quem não nasce líder não está com tudo perdido, ele pode se qualificar e aprender técnicas, posicionamentos, praticar hábitos de liderança que façam com que ele consiga o mesmo padrão de autoridade de um líder natural.

Nesse desafio o legal é auto reconhecer o seu perfil de Liderança. Isso lhe permitirá obter maior clareza sobre seus reais desafios na obtenção da liderança efetiva. Seja você um líder com traços naturais ou mais características de um líder formado, ambos terão que passar pelos mesmos níveis de desenvolvimento de sua liderança:

1° Nível de Liderança – Autoliderança

Para ser um líder de sucesso você deve ter uma forte base de liderança. Construída através de exemplos praticados por você mesmo, ou seja, a capacidade de praticar atitudes e ações dentro das regras de ética e moralidade. Além de responder de acordo com a necessidade do ambiente, pessoas e resultados esperados.

Nessa fase de amadurecimento as lideranças devem controlar a ansiedade, muitas vezes acompanhada do temperamento forte e impulsivo que podem destruir seus exemplos.

2° Nível de Liderança – Liderança de Processos

Um líder também é o responsável pelo planejamento, direcionamento e tomada de ações estratégicas, para que as operações sejam realizadas com excelência. É importante que você conheça muita bem seus processos de trabalho e interaja de forma positiva com seus pares de trabalhos. Ou seja, precisa influenciar pessoas que efetivamente você não tem poder de hierarquia algum.

Dominar a liderança de processos é aprender a não confiar somente em sua convicção e sim estudar continuamente, procurar obter conhecimentos que irão contribuir e deixa-lo preparado para novos desafios. Gerando assim propriedade e respeito do grupo pelas suas decisões.

3° Nível de Liderança – Liderança de Pessoas

Muitas pessoas procuram aprimorar suas habilidades e técnicas de liderança pois estão tendo muita dificuldade com suas equipes e em alguns casos esse é o real motivo que os leva a desistirem de serem lideres, pois acham muito difícil trabalhar com pessoas.

Nesse momento a Liderança vai utilizar um recurso muito importante para um líder: sua Influência com Pessoas, utilizando seus exemplos, construídos na fase de autoliderança com a propriedade adquirida na liderança de processos para direcionar e desenvolver pessoas, sendo o mentor da sua equipe.

Saiba como garantir que sua forma de gestão modifique seus resultados

4° Nível de Liderança – Liderança de Negócio

Essa é uma fase muito importante pois algumas pessoas tem uma visão errada sobre o tema. Algumas pessoas acreditam que apenas ter a ideia perfeita e dinheiro para ser o dono do empreendimento e poder contratar pessoas ou ainda ter o poder do seu cargo ou possuir subordinados os tornaram líder de negócio.

Liderar negócio não é só ganhar dinheiro e sim compreender todas as variáveis onde um líder pode atuar para ganhar dinheiro, seja ele empreendedor ou aquele que trata o seu departamento como um negócio da empresa.

Construir um legado sustentável, além da missão de ter que colocar esse mesmo pensamento na mente do seu time, engajando pessoas com questões de escala, sustentabilidade, retorno sobre investimento, redução de custo entre outras questões fundamentais ao negócio. Nessa fase é muito importante agregar na equipe o conhecimento adquirido ao longo das fases anteriores.

Espero que esse conteúdo traga mais clareza e entendimento a você, pois ele demonstra que na verdade ao longo da jornada pouco importa de onde sua liderança surgiu, na verdade ao longo no caminho uma irá completar a outra. Seja você um líder atual ou pretendendo ser um líder no futuro a necessidade de compreender seus diferentes estágios de amadurecimento e se aprofundar neles que contribuirá para uma liderança efetiva.

Marcio Atilio Bissoli

Gestão Estratégica de Pessoas