Vivemos na era do desenvolvimento humano com uma grande quantidade de conteúdos sobre Coaching, sempre acompanhados de fortes apelos de como os resultados podem aumentar do dia para noite, através de métodos e ferramentas motivacionais, testemunhos e por aí vai…

As organizações em sua essência são compostas por pessoas, e por isso, é de extrema importância desenvolve-las para melhorar os resultados do negócio. Nesse pensamento muitos empreendedores e gestores, decidem por buscar conhecimento sobre Coaching e seguir essa linha de desenvolvimento de pessoas.

Decidimos compartilhar esse conteúdo, baseado em experiências com resultados efetivos vivenciadas dentro de nossos clientes, clarificando assim os pontos essenciais para obtenção de resultados por meio do Coaching. Mas antes de compartilharmos aprendizados vamos compreender o que Timothy Gallwey, o pai da metodologia estabeleceu por conceito:

“Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas, de forma a maximizar o seu desempenho.  É ajudá-las a aprender, ao invés de ensinar algo a elas.”

Nessa linha de pensamento, confira 8 lições essenciais para obtenção de resultados no negócio através da metodologia Coaching.

1° Coaching na Vida X Coaching na Empresa: O Coaching é um apoio na busca de metas e resultados pessoais, desenvolvido por profissional com formação em Coaching. Na empresa isso também acontece, porém às metas relacionadas devem ser as empresariais, para isso não basta o profissional conhecer apenas metodologias, mas ter vivenciado em seu histórico trabalhos relacionados aos temas empresariais como: gestão de processos, pessoas, qualidade, clientes, planejamento, performance, finanças, liderança, entre outras particularidades do cardápio empresarial.

2° Coaching como Estilo de Gestão: As empresas contratam Coachings e depositam neles a esperança de serem as pessoas que modificarão os resultados da empresa, porém uma pessoa sozinha não é capaz de operar um milagre, mas um conjunto delas sim.  O desenvolvimento não deve ser apenas focado nos CEOs e alta Gestão, mais sim todos os níveis de lideranças, estimulando os mesmos a eliminar a cultura de dependência, transformando-se em Coachings de si mesmo e das pessoas que trabalham com eles, tornando a metodologia a base do estilo de gestão da empresa.

3° Start através do Autoconhecimento: O autoconhecimento é um processo importante dentro do desenvolvimento, pois conforme o mestre Stephen Covey, a mudança é de dentro para fora e apoiar os trabalhos em percepções obtidas através de testes e exercícios de auto análise geram muito valor no início do processo, contribuindo para conexão dos participantes com as necessidades a serem desenvolvidas, porém é importante intercalar essa fase com situações vivenciadas em suas rotinas de trabalho, compreendendo assim todas as variáveis que impactam seus resultados, lembrando que sua conduta tem efeito no seu ambiente por sua vez seu ambiente tem efeito sobre sua conduta.

4° Transformando percepções em Resultados ao Negócio: O grande desafio do desenvolvimento através da metodologia Coaching é transformar autoconhecimento em resultados nas operações do negócio, para que o processo não se confunda com sessões de terapia ou ainda se configure apenas como um amigo para escutar seus problemas e essa situação é muito mais comum do que você pode imaginar. Para as pessoas é bem bacana mas para o negócio em si não, não é possível medir os resultados, impactando diretamente na descrença quanto aos trabalhos.

5° Coaching com Ferramentas Empresariais: Muito bem definido no livro a Quinta Disciplina de Peter M. Senge, explorando a metodologia Learning Organization a forma mais efetiva de desenvolver pessoas é utilizando as situações do seu próprio ambiente de trabalho ou seja a empresa tem tudo que é necessário para potencializar atitudes e resultados da sua gente, basta apenas conseguir fazer a conexão certa, relacionando o desenvolvimento pessoal com o do negócio, por meio das ferramenta empresariais e claro respeitando a metodologia Coaching, com suas devidas análise, medições e ações. Algumas ferramentas como gráficos de Pareto, Analises SWOT, Diagramas de Causa e efeito, Canvas, entre outras, podem ser aplicadas em pessoas acelerando seu desenvolvimento e da sua empresa, gerando situações reais de auto enfrentamento dentro do cotidiano empresarial.

6° Disciplina e Foco no Plano: Tendo em vista que você é o seu ambiente e seu ambiente torna-se você, os trabalhos de desenvolvimento não podem ser abstratos e sim tangíveis por meio de métodos e conceitos de planejamento, seja por meio de planilhas, apps ou até mesmo agendas de compromissos, métodos que estimulem os exercícios cognitivos, permitindo melhor fixação dos aprendizados. Metodologias como GTD, PDCA, Scrum, PMBOK entre outras que estimulem o participante a gerenciar suas ações e posturas em etapas, focando na Causa X Efeito, com um elemento desafiador: o prazo.

7° Desenvolvimento com Avaliações de Performance: Existe dentro dos trabalhos de desenvolvimento por parte dos participantes e empresa a expectativa de resultados que muitas vezes não é sanada pelos exercícios de auto avaliação realizadas pelos participantes. Nesse momento relacionar os resultados dos trabalhos de Coaching com os processos de avaliação do desempenho do colaborador, podem aumentar a percepção da empresa sobre a efetividade do programa de Coaching, como se essa fase fosse um calibrador da eficácia do processo.

8° Estimule a troca de experiências entre participantes: É evidente que pessoas possuem padrões de respostas diferentes aos trabalhos de desenvolvimento, impactando resultados pessoais e profissionais em camadas diferentes, um exercício bem interessante é renovar o proposito dos participantes como os trabalhos que estão sendo realizados e a melhor forma de estabelecer esse proposito é compartilhar experiências entre os participantes, não com o objetivo de comparar a evolução mas sim de gerar aprendizados através das experiências obtidas por colega que também participem dos trabalhos e isso pode ser feito através de oficinas, seminários, workshops ou até mesmo grupos de discussão em torno dos aprendizados obtidos com os trabalhos de Coaching empresarial.

Espero que esse conteúdo ajude em sua jornada de aprimoramento!

Acompanhe nosso blog, pois nele traremos mais informações que podem lhe ajudar nesta jornada.

Marcio Atilio Bissolli
Gestão Estratégica de Pessoas.