No cenário atual de mercado, cada vez se torna mais importante saber identificar perfis profissionais atuando em posições corretas, para que o trabalho se desenvolva com maior naturalidade, assertividade e o consequente retorno em bons resultados.

Este desafio não é somente da empresa como entidade de desenvolvimento profissional, mas principalmente tem se tornado o grande desafio das lideranças, como agentes influenciadores de práticas, técnicas e metas de trabalho. Portanto, é um desafio do gestor identificar e desenvolver perfis profissionais dentro da sua equipe de trabalho, e ainda mais, saber identificar a melhor forma de trabalhar com cada perfil comportamental, entendendo seu modo de absorver, digerir e reagir a cada estímulo impulsionado no seu ambiente de trabalho.

Neste contexto é importante que a empresa ou a liderança tenha conhecimento dos pontos fortes e pontos de melhoria de cada profissional integrante do seu grupo de trabalho, para saber a melhor forma de desafiá-lo ao resultado, desenvolvê-lo no início de carreira, promover o amadurecimento técnico no cargo ou ainda traçar em conjunto sua carreira profissional.

Uma ferramenta muito utilizada para mapeamento do perfil comportamental na atualidade é o teste DISC, que consegue mapear os perfis comportamentais do profissional mediante sua interação com o ambiente que o cerca e seus aprendizados ao longo de suas vivências, profissionais e pessoais.

Com a aplicação deste teste, é possível identificar como o profissional reconhece as informações, cobranças, interações sociais, entender como ele assimila e retorna em prática atitudes mediante situações de pressão, relacionamento interpessoal, mudanças, entre outros.

Se você como profissional conhece seu pontos fortes e pontos fragilizados, poderá utilizar deste autoconhecimento para guiar suas ações profissionais, e direcionar o seu ambiente a seu favor, potencializando e destacando suas forças, além de fortalecer e minimizar suas inseguranças ou fraquezas.

Saber usar este autoconhecimento ao seu favor, aprendendo a lidar com naturalidade com as adversidades do seu cotidiano, ou ainda direcionar suas ações e desenvolvimento com maior assertividade lhe trará benefícios não somente à sua vida profissional como também pessoal.

Seja você profissional em desenvolvimento, gestor de uma equipe ou de uma empresa, obtenha maior sucesso conhecendo os perfis de comportamentos certos para os desafios e posições certas.

Esperamos que esse conteúdo ajude em sua jornada de desenvolvimento.
Veja em nosso site como o teste DISC pode lhe auxiliar!

Camila Fantine
Gestão Estratégica de Pessoas

Share This