A eficácia de uma estratégia empresarial depende essencialmente do engajamento das pessoas com os desafios propostos.

De nada vale um pequeno grupo de pessoas da empresa empenhar energia, horas e horas prevendo os desafios da organização, o melhor futuro para o negócio, definindo suas metas e objetivos, alinhando os melhores caminhos a serem percorridos, se esse mesmo oxigênio não se tornar vital para toda a empresa.

Dentro dessa lógica surgem alguns questionamentos que todo empreendedor e gestor deve se fazer:

Como posso buscar uma melhor compreensão do meu ambiente de forma assertiva? Como posso avaliar o quanto a cultura influencia o plano estratégico? Como minha equipe reagirá aos novos desafios?

Todo trabalho de formação estratégica traz uma visão empreendedora e de melhoria sobre vários aspectos importantes da empresa:

  • Quais são nossas forças internas
  • Quais são nossos maiores desafios
  • Quais fraquezas devem ser solucionadas
  • Quais são as maiores ameaças externas que podemos enfrentar
  • Como aproveitar as grandes oportunidades de mercado

A avaliação crítica dessa visão é fundamental para a construção de uma estratégia sólida. Porém quando falamos de sucesso na execução da estratégia, temos que levar em consideração como nosso ambiente contribui e responde a essas situações.

E é assim que nos deparamos com os padrões de Cultura Organizacional.

Nesse momento não estamos falando de máquinas, estrutura de trabalho, recursos financeiros ou tecnológicos. Estamos falando das pessoas e de como elas reagem frente às necessidades e desafios do ambiente.

Para que a estratégia funcione, precisamos de total envolvimento e empenho das pessoas. Sem isso é IMPOSSÍVEL que os planos saiam do papel. Saber o que as pessoas esperam da empresa e quanto a empresa espera delas, permite que você, empreendedor ou gestor, reconheça potenciais tendências que servirão de base para seus desafios, permitindo assim alinhar e melhor direcionar seus planos antes da execução.

O diagnóstico de Cultura Organizacional ou simplesmente Pesquisa de Clima, contribui para o desenvolvimento de ações preventivas para a execução da estratégia, auxiliando na percepção das pessoas acerca das:

  • Estratégias da Organização: Qual a percepção da equipe sobre o pensamento estratégico da organização e seus propósitos?
  • Nível de Comprometimento: Qual a percepção sobre as políticas e normas internas da organização e quanto é qual o empenho espontâneo para transformá-las em verdades no dia a dia de trabalho?
  • Espírito de Equipe: Qual o grau de entendimento sobre os objetivos coletivos do time e como é a pré disposição das pessoas em trabalhar de forma integrada na busca desses objetivos?
  • Comunicação Interna: Com qual velocidade as informações essenciais chegam até as pessoas e o quanto os ruídos internos podem comprometer a tradução das informações?
  • Liderança e Gestão de Pessoas: Qual é a visão da liderança quanto ao foco nos objetivos e metas da empresa?

Com essas informações em mãos, sua empresa terá condições de identificar estatisticamente quais pontos podem ser potencializados no negócio e como eles podem contribuir positivamente na execução de sua estratégia, aumentando sua chance de sucesso!

Se você acredita que uma Pesquisa de Clima pode fazer diferença no seu negócio, aproveite para fazer uma avaliação GRATUITA da nossa ferramenta. Basta CLICAR AQUI e preencher o formulário. Você receberá as instruções por e-mail, de forma completamente sigilosa e 100% online.

Marcio Bissoli – Consultor de Recursos Humanos