A transformação empresarial e busca de resultados precisa de um elemento essencial: “AS PESSOAS”.

As estratégias que apresentam melhores resultados ao longo do tempo em uma empresa são as que além de apresentarem um planejamento consistente, possuem excelentes envolvimentos de suas equipes na execução, indo da compreensão do propósito da estratégia ao engajamento das pessoas na execução de seus objetivos e metas.

Estabelecer uma comunicação interna efetiva dentro da cultura organizacional é o principal instrumento de geração de envolvimento das pessoas para obtenção de sucesso no atendimento das estratégias empresariais, contribuindo para que efetivamente a coisa aconteça!

Com base em mais de 10 anos com trabalhos de construção de Cultura Organizacional em empresas de diversos segmentos, compreendemos que para obtenção de uma comunicação interna eficiente é muito importante compreender os 5 principais motivos pelos quais a comunicação não funciona na maioria das empresas e tratá-los garantirá resultados efetivos na execução da estratégia empresarial. Confira a seguir:

Falta de Visão Coletiva: Alguns departamentos agem muitas vezes como grupos fechados, pensando apenas em transmitir informações dentro dele mesmo, dificultando assim operações correlacionadas. Construir uma cultura de integração da missão e unificação dos objetivos e metas entre os setores através do fortalecimento da relação, clientes e fornecedores internos, permite que a informação através da comunicação ganhe uma maior velocidade e expansão.

Baixa Preocupação com a Necessidade do Outro: Vários investimentos são realizados em treinamentos e conscientizações sobre a importância que a comunicação tem no contexto empresarial, porém na maioria das situações o que falta não é compreender o quanto a comunicação é importante, o grande esforço das organizações deve ser em trabalhar a empatia pelo outro, pois existe uma enorme ausência de preocupação do quanto a informação ou mensagem poderia ajudar o outro na sua necessidade.

Falta de Políticas e Canais Adequados: Muitas organizações cobram que a comunicação aconteça de forma eficiente, mas na realidade não estão preocupadas em estimular suas pessoas através de políticas e canais adequados, lembrando que os canais de comunicação são o meio pelo qual a informação corre do emissor para o receptor, ou seja, diferentes códigos para diferentes necessidades, cabendo a empresa estabelecer políticas adequadas para que a informação seja transmitida no canal mais adequado. Alguns exemplos de canais são: reuniões de equipe, quadros de avisos, feedbacks entre setores e entre gestores, além de WhatsApp e redes de intranet. Todos esses canais contribuem expressivamente para construção de uma cultura de comunicação empresarial.

Forma como a Informação é Transmitida: Muitas vezes a mensagem é transmitida tão rapidamente quanto um míssil no peito do colaborador, com poucos detalhes e com uma forte carga de emoção vinda do momento. Ao invés de envolver as pessoas este tipo de informação acaba gerando o afastamento, principalmente quando se trata de algo que necessite ser melhorado, apresentando apenas a preocupação em transmitir e faltando uma relação empática com seu interlocutor e a real preocupação: se o mesmo está compreendendo a mensagem.

Pensando na famosa frase do publicitário Duda Mendonça: “A comunicação não é o que você diz. É o que os outros entendem”. Manter a calma, ponderação e apresentar detalhes suficientes deve ser um ponto de atenção do emissor, para sucesso nesse processo.

Excesso de ruído interno: Algumas empresas acreditam que difundir muito a comunicação atrapalha o foco das pessoas com o seu trabalho, mas em nossa atual realidade de mundo, com a influência digital, as pessoas não estão preocupadas em fazer apenas o seu trabalho e sim em entender como sua atividade ajuda no futuro da empresa. Pensando dessa forma a ausência de informação não é uma boa opção, pois pode levar as pessoas a construírem uma visão distorcida da realidade, através de falsos boatos, conversas de corredor ou fofocas, lembrando que a falta de informação também gera informação, mas nem sempre aquela que ajuda o negócio. Ações como reuniões de apresentação de informações e resultados por parte da empresa e seus gestores além de permitirem que as pessoas tomem conhecimento da realidade estimulam o envolvimento e engajamento com a estratégia empresarial.

No mundo empresarial a velocidade na execução das estratégias, pelas pessoas está diretamente relacionada com a velocidade com a qual a informação assertiva chega até as mesmas, ou seja, para que você possa ter resultados mais rápidos você deve se comunicar mais rápido e de forma mais assertiva.

Leia também: Por que é tão importante para sua empresa possuir indicadores de satisfação de sua equipe?

Sua empresa explora da forma adequada a cultura de comunicação empresarial?

Se você tem interesse em compreender como está o padrão de comunicação da sua empresa e como obter melhor aproveitamento, entre em contato com nossa equipe de consultores ou ainda acompanhe nossos conteúdos instrutivos nesse blog.

Espero que esse material contribua com sua jornada de aprimoramento e desenvolvimento.

Marcio Bissoli
Gestão Estratégica de Pessoas.